domingo, 24 de março de 2013

A Beautiful Tragedy: Ballet Documentary

Olá! Hoje mais um documentário, acho que esse a maioria já ouviu falar ou viu algum trecho e etc, mas mesmo assim não custa comentar e deixá-lo aqui completo né? 
"A Beautiful Tragedy é  um documentário sobre o esforço para a perfeição. Fala sobre os 15 anos de idade da Oksanna que segue o sonho de sua mãe ao vê-la se tornar uma bailarina. Ela decide sacrificar a sua juventude e dedicar nove anos da sua infância a uma escola de ballet da Rússia. Para conseguir um lugar nessa escola o corpo tem que ser perfeito: cada parte do corpo é dado em pontos, 5 é a perfeição. Então eles olham para ver como as crianças são flexíveis, esticando os seus pequenos corpos em cada sentido. A maioria delas passam 9 anos nesta escola, sacrificando a sua juventude em sofrimento com uma dor insuportável - só para perceber que o seu sonho não se realizará. O seu objetivo final poderia deixar de funcionar a qualquer momento. A professora principal é Sacharova, é muito rigorosa com as bailarinas, fazendo-os chorar de cansaço. Ela pega numa das bailarinas de lado e diz-lhe irritada, que o mais importante do que sua capacidade física é a sua aspiração intelectual. Somente os inteligentes se tornarão bons dançarinos. Oksana não faz isso só para a sua própria fortuna, ela também quer que a sua mãe tenha  uma vida mais próspera. A mãe começou a esticar a filha quando ela tinha três meses para que ela pudesse obter um corpo longo e fino - apto para o ballet, horrivel não é!? Ela nega repetidamente o seu talento e sua magreza, pensando em si mesma como uma bailarina gorda e horrível. Mas já superou a sua anorexia e está muito feliz."
Terrível né?! Mas é interessante ver como as meninas se sacrificam e tem que aguentar a professora acabando com elas a todo momento, além da questão da alimentação, de muitas serem anoréxicas e da pressão. Uma ótima recomendação para assistir, vocês vão se emocionar com ela e conhecer a realidade de muitas russinhas por ai, acham que elas são aquelas molas saltantes e rodopiantes à toa? tem muita história por trás disso... Lembrando que o documentário não está em português, mas só as imagens já traduzem tudo, esperamos que gostem. Bisous. 
Ele completo: 
Ou em partes: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário